quarta-feira, 14 de maio de 2008

Portugueses vão pagar mais 620 euros por ano em alimentação

Em 2007, o gasto médio das Famílias Portuguesas em alimentação foi de 1.591 euros, no entanto, o impacto esperado, em 2008, fruto da recente crise alimentar, junto das famílias portuguesas, será de mais 620 euros por ano, segundo revela o estudo TNS Worldpane.
«Esta estimativa tem por base um painel de lares composto por 2.500 famílias, representativas do universo de Lares de Portugal Continental. Deste modo, foi possível quantificar que os custos com alimentação, em termos médios, se vão cifrar em cerca de 2.211€ em 2008. Este valor tem em conta a estimativa da União Europeia que indica um incremento de 38% nos custos com os produtos alimentares», revela o documento.
O impacte de mais 50 euros mensais (valor médio) que esta crise pode trazer, poderá não ser suportável por algumas famílias, o que implicará eventualmente uma alteração no consumo habitual nesses lares, salienta.
A procura dos consumidores por marcas mais baratas, como sejam as marcas da distribuição (MDDs), pode não ser uma solução efectiva na redução dos encargos, uma vez que a sua utilização já é algo elevada.Neste momento, as MDDs já representam 22,4% do valor gasto em alimentação pelos lares portugueses. De 2007 para 2008 (1º trimestre) houve um crescimento no valor gasto em MDDs de mais de 2,5%, no total dos lares de Portugal Continental. De acordo com o mesmo documento, junto da classe média, a evolução foi ainda mais acentuada, crescendo 3,1%.

fonte:http://www.acores.net/noticias/view-26419.html

Reflexão:
O custo de vida está a aumentar e Portugal não é excepção, o problema é que as famílias portuguesas não tem maneira de suportar este aumento porque: o salário é muito baixo, famílias muito numerosas, e o rendimento familiar não chega para tudo (contas da luz, agua, entre outros).
Na questão da alimentação, os custos estão cada vez mais elevados, e para as famílias muito numerosas isso é um grande problema, mesmo procurando alimentos mais baratos, pois estes também estão a ficar mais caros.

Resumindo, tudo aumenta, menos o salário ao fim do mês.

Sem comentários: