sexta-feira, 30 de maio de 2008

Nova espécie de inseto pode ser útil no controle de pragas

Uma espécie de inseto recém-descoberta pela Embrapa Milho e Sorgo pode contribuir para controlar os pulgões, pequenos artrópodes, broca-da-cana e duas pragas que causam sérios problemas ao milho: a lagarta-do-cartucho e a Diatraea saccharalis.
Registrado na Revista Brasileira de Entomologia em dezembro de 2007, o inseto foi batizado como Uncla ivancruzi, em homenagem ao coordenador da equipe que encontrou o inseto, o pesquisador e doutor em entomologia Ivan Cruz. Segundo ele, a espécie foi encontrada dentro da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG). Agora, está a ser pesquisada para ser usada no controle biológico. "Queremos ter a exata noção do potencial da espécie", conta Cruz.
O Uncla ivancruzi pertence à classe dos crisopídeos, principais agentes de controle biológico de pulgões. Esse novo inseto tem, porém, um diferencial em relação a outras espécies de sua classe. Ele faz a postura em forma de cachos, sendo que, em cada postura, são depositados de 20 a 30 ovos. "Os demais membros da classe costumam fazer a postura de um ovo, o que torna a disseminação muito mais lenta."
A equipe da Embrapa espera estudar todos os detalhes do inseto até janeiro de 2009, para então transferir a tecnologia para biofábricas e para o produtor. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo/Agrícola (AE).

fonte:http://www.ae.com.br/institucional/ultimas/2008/mai/28/758.htm

reflexão:
Aqui esta explicita uma das formas de encontrarmos um controlador de pragas naturalmente.
Não tendo a certeza, já se pode considerar uma potencial arma no controlo de algumas pragas no milho, nomeadamente contra a larva do cartucho.

Sem comentários: