sexta-feira, 30 de maio de 2008

ASAE encerra 22 padarias

A Autoridade para a Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou 22 padarias em todo o país no passado dia 26 de Maio. Deficientes condições de higiene e presença de parasitas são algumas das causas. Um comunicado expedido pela ASAE revela ainda que as padarias não tinham sistemas de controlo de pragas e apresentavam “sujidade acumulada ao nível dos equipamentos e instalações”. A operação da ASAE, que envolveu 46 brigadas, passou revista ainda a entrepostos e outros armazéns de produtos alimentares, tendo instaurado 59 processos de contra-ordenação e um processo-crime, salienta o comunicado, “por suspeita de produto avariado”. Acabaram apreendidos géneros alimentícios no valor de 5087 euros. Desde Janeiro de 2006 até Abril deste ano a ASAE fiscalizou 769 padarias e estabelecimentos de restauração com fabrico próprio de padaria/pastelaria. Resultaram seis processos-crime, 448 processos de contra-ordenação. Foi suspensa a laboração em 99 padarias por falta de condições de higiene e apreendidos géneros alimentícios no valor de 15 420 euros.

fonte:http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=84453

reflexão:
É de ficar admirado, como é que padarias e instituições que mexem com a alimentos, e produtos que vão alimentar muitas pessoas, não tem qualquer rigor na limpeza dos equipamentos.
Assim, com tudo isto como é que podemos confiar nos alimentos que chegam a nossa casa todos os dias?

Formigas comem circuitos eléctricos em Houston

Se tem um PC é melhor ter cuidado… com as formigas. Em Houston, Texas, há notícias de que uma espécie de formigas está a devorar circuitos eléctricos.
Segundo a Associated Press, as formigas “Crazy Raspberry” sentem-se atraídas por equipamento eléctrico, tendo já destruído computadores em casas e escritórios, mas também canos e contadores de gás.
A placa-mãe dos computadores é o ponto preferido destes pequenos destruidores. Um responsável do Controlo de Pragas refere que podem ser encontradas até quatro mil formigas dentro dos equipamentos.
A NASA já contratou especialistas para se assegurar de que as formigas não chegaram a invadir os computadores da agência, pondo em perigo missões que estejam a decorrer.
Ainda não foi criado um “antivírus” para esta praga.

fonte:http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/997262.html

reflexão
Bem depois de ler este artigo, é melhor começar a ter medo das formigas.
Imaginem elas a entrarem das nossas casas, e a darem cabo de todo o nosso equipamento eléctrico! Eu é que não gostava nada de chegar a casa e encontrar todos os electrodomésticos destruídos.
Bem ao menos, ate as formiguinhas estão a querer utilizar as novas tecnologias, mas não da maneira mais correcta. =)

Nova espécie de inseto pode ser útil no controle de pragas

Uma espécie de inseto recém-descoberta pela Embrapa Milho e Sorgo pode contribuir para controlar os pulgões, pequenos artrópodes, broca-da-cana e duas pragas que causam sérios problemas ao milho: a lagarta-do-cartucho e a Diatraea saccharalis.
Registrado na Revista Brasileira de Entomologia em dezembro de 2007, o inseto foi batizado como Uncla ivancruzi, em homenagem ao coordenador da equipe que encontrou o inseto, o pesquisador e doutor em entomologia Ivan Cruz. Segundo ele, a espécie foi encontrada dentro da Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas (MG). Agora, está a ser pesquisada para ser usada no controle biológico. "Queremos ter a exata noção do potencial da espécie", conta Cruz.
O Uncla ivancruzi pertence à classe dos crisopídeos, principais agentes de controle biológico de pulgões. Esse novo inseto tem, porém, um diferencial em relação a outras espécies de sua classe. Ele faz a postura em forma de cachos, sendo que, em cada postura, são depositados de 20 a 30 ovos. "Os demais membros da classe costumam fazer a postura de um ovo, o que torna a disseminação muito mais lenta."
A equipe da Embrapa espera estudar todos os detalhes do inseto até janeiro de 2009, para então transferir a tecnologia para biofábricas e para o produtor. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo/Agrícola (AE).

fonte:http://www.ae.com.br/institucional/ultimas/2008/mai/28/758.htm

reflexão:
Aqui esta explicita uma das formas de encontrarmos um controlador de pragas naturalmente.
Não tendo a certeza, já se pode considerar uma potencial arma no controlo de algumas pragas no milho, nomeadamente contra a larva do cartucho.

30ª & 31ª aula prática

Nestas duas aulas praticar, realizou-se a apresentação dos trabalhos restantes, elaborados pelos meus colegas de turno.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

rarefacção da camado do ozono

Além das radiações visíveis, chegam também à Terra radiações ultravioleta, que são mais energéticas e que sendo absorvidas pelo organismo, danificam as proteínas do DNA.
A camada do ozono protege-nos dos efeitos nocivos da radiação UV-B, absorvendo uma grande parte desta. Mesmo a pequena porção da radiação UV que não é absorvida, UV-A, pode chegar a ser prejudicial, a quem se exponha muito tempo a ela, podendo provocar:

_Aparecimento de cancros de Pele;

_Perturbações visuais, diminuição do sistema imunitário;

_Diminuição da população de alguns tipos de plantas;

_Danos nas populações aquáticas;

_Interacção com gases poluentes que nos rodeiam, aumentando a sua reactividade;

_Deterioração de materiais, como o plástico e a madeira, e muitos outros danos.

Contudo, a camada do ozono esta a sofrer grandes danos, devido a libertação para a atmosfera de gases tóxicos, como, óxidos nítricos, nitrosos expelidos pelos escapes dos veículos e o dióxido e monóxido de carbono libertados pela combustão do carvão e do petróleo. Mas, os que se encontram no topo da lista são os clorofluorcarbonetos (CFCs).

Os CFCs são compostos químicos estáveis, inodoros, não inflamáveis e não corrosivos, que durante anos foram usados como refrigerantes de ar condicionado, como dispersores em sprays, entre outros, até que veio a ser provado que o seu uso contribuía para a destruição da camada do ozono na estratosfera.

Como são muito pouco reactivos, permanecem inalterados na troposfera até que as correntes de ar os transportam para a estratosfera onde, por acção da radiação ultravioleta (UV) se decompõem dando origem ao radical Cl (cloro).
O + O2 (uv)à O3
CFCl3 + (uv)à Cl + CFCl2


Depois de todos os átomos de cloro se libertarem das moléculas dos CFCs, devido à decomposição fotoquímica, reagindo com o ozono forma monóxido de cloro (ClO) e oxigénio molecular (O2).
Cl + O3 à ClO + O2
ClO + ClO à 2Cl + O2


As moléculas de monóxido de cloro reagem entre si, provocando a libertação de mais cloro e outra molécula de O2.
Estas duas reacções químicas formão o Ciclo de Cloro, no qual à regeneração deste elemento que actua como catalisador, uma vez que entra na reacção sem ser consumido.

Os clorofluorcarbonetos foram sintetizados pela primeira vez há cerca de 70 anos, entrando nos circuitos comerciais. Nos EUA foi proibido o seu uso, pelas autoridades ambientais, em 1978. Contudo, em 1985, meteorologistas ingleses, detectaram a presença de adelgaçamentos da camada do ozono.

Em 1997, os 140 países que constituem a ONU, reuniram-se na cidade de Montreal (Canadá), chegando a um acordo, conhecido pelo Protocolo de Montreal, cujo objectivo era reduzir ate 2000, 50% das emissões dos CFCs, bem como o agendamento do fim da emissão deste gás.

O ozono é uma substância elementar gasosa bastante oxidante, azul pálida, muito venenosa, bastante instável e com um odor desagradável, que lembra lixívia
A sua inalação, mesmo feita em quantidades reduzidas, pode ser mortal para Homem.
É uma forma alotrópica do oxigénio, sendo a sua molécula constituída por três átomos de oxigénio, enquanto o oxigénio vulgar é constituído apenas por dois.

Podemos, no entanto, considerar dois tipos de ozono:

· O ozono estratosférico – que é aquele que nos protege do efeito prejudicial das radiações ultravioleta absorvendo-as.

· O ozono troposférico – este forma-se na troposfera, devido à emissão de gases contaminantes da atmosfera e que são produzidos pela indústria e libertados pelos escapes dos automóveis. É poluente, tóxico e pode causar graves problemas à saúde humana.
Noventa por cento (90%) do ozono atmosférico concentra-se numa zona da estratosfera, entre os 16 e os 30km de altitude, que ficou por isso conhecida como camada de ozono.

Portugueses vão pagar mais 620 euros por ano em alimentação

Em 2007, o gasto médio das Famílias Portuguesas em alimentação foi de 1.591 euros, no entanto, o impacto esperado, em 2008, fruto da recente crise alimentar, junto das famílias portuguesas, será de mais 620 euros por ano, segundo revela o estudo TNS Worldpane.
«Esta estimativa tem por base um painel de lares composto por 2.500 famílias, representativas do universo de Lares de Portugal Continental. Deste modo, foi possível quantificar que os custos com alimentação, em termos médios, se vão cifrar em cerca de 2.211€ em 2008. Este valor tem em conta a estimativa da União Europeia que indica um incremento de 38% nos custos com os produtos alimentares», revela o documento.
O impacte de mais 50 euros mensais (valor médio) que esta crise pode trazer, poderá não ser suportável por algumas famílias, o que implicará eventualmente uma alteração no consumo habitual nesses lares, salienta.
A procura dos consumidores por marcas mais baratas, como sejam as marcas da distribuição (MDDs), pode não ser uma solução efectiva na redução dos encargos, uma vez que a sua utilização já é algo elevada.Neste momento, as MDDs já representam 22,4% do valor gasto em alimentação pelos lares portugueses. De 2007 para 2008 (1º trimestre) houve um crescimento no valor gasto em MDDs de mais de 2,5%, no total dos lares de Portugal Continental. De acordo com o mesmo documento, junto da classe média, a evolução foi ainda mais acentuada, crescendo 3,1%.

fonte:http://www.acores.net/noticias/view-26419.html

Reflexão:
O custo de vida está a aumentar e Portugal não é excepção, o problema é que as famílias portuguesas não tem maneira de suportar este aumento porque: o salário é muito baixo, famílias muito numerosas, e o rendimento familiar não chega para tudo (contas da luz, agua, entre outros).
Na questão da alimentação, os custos estão cada vez mais elevados, e para as famílias muito numerosas isso é um grande problema, mesmo procurando alimentos mais baratos, pois estes também estão a ficar mais caros.

Resumindo, tudo aumenta, menos o salário ao fim do mês.

29ª aula pratica

Nesta quarta-feira realizou-se as apresentações de trabalhos dos meus colegas de turma. temas como:
acumulação de poluentes nas cadeias alimentares,
_contaminação dos solos,
_contaminação das águas ,
_eutrofização das águas.

28ª aula pratica

Na aula prática de quarta-feira realizou-se a conclusão dos relatórios de algumas actividadespráticas ainda por terminar. aproveitamos também para estudar, visto que o teste estava mesmo a porta.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

27ª aula pratica

Na quarta feira passada realizou-se mais uma aula pratica... onde foi dividida em duas partes, no meu grupo, na primeira parte terminamos os relatorios que ainda estavam por concluir; na segunda observamos uma espécie vegetal (feto-de-java) .