Genética
A Genética é o ramo da biologia que estuda as leis da transmissão de características hereditárias nos indivíduos, e as propriedades das partículas que asseguram essa transmissão.Com os estudos de Mendel a genética tomou um grande impulso, assim Mendel é considerado um dos pais de Genética moderna.
As leis de Mendel.
Utilizando-se de ervilhas, Mendel elaborou uma série de experimentos. Os resultados deste serviram para a elaboração das suas leis relacionadas à genética.
Lei da Segregação dos Factores ou Lei Fundamental da Genética - Os factores que condicionam uma característica separam-se na formação de um gâmeta onde o mesmo carrega apenas um alelo de cada gene, estes por tanto são puros com relação a cada factor. A fecundação permite a união dos alelos e a manifestação do factor em relacionado aos genes. Quando um indivíduo possui um par de alelos idênticos são chamados homozigoticos (puro) e se apresenta diferentes alelos é heterozigoticos (híbrido).
Mendel cruzou ervilhas puras que apresentavam sementes amarelas como outras variedades que apresentavam sementes verdes. Da 1ª geração obteve sementes totalmente amarelas. Cruzando as sementes da 1ª geração entre si, ou seja, realizando uma autofecundação, obteve uma 2ª geração composta por 75% das sementes amarelas e 25% das sementes verdes.
Mendel concluiu:
– Cada carácter é determinado por um par de factores ou unidades hereditárias designadas genes;
– Os dois genes que determinam um carácter segregam-se isto é separam-se na formação de dois gâmetas: Lei da segregação;
– Os dois genes que controlam um carácter são designados alelos.
Lei de Segregação Independente dos Genes não-alelos - Lei da Herança ou Lei da Geração Independente - Os factores para duas ou mais características segregam-se no híbrido, distribuindo-se independentemente para os gâmetas onde se combinam aleatoriamente, ou seja, pelo acaso.
Após estudar um único carácter, Mendel cruzou ervilhas que diferiam entre si em dois caracteres simultaneamente. Assim cruzou sementes de ervilhas homodiegéticas ou puras amarelas e lisas como sementes puras verdes e rugosas. Na 1ª geração ou F1 obteve 100% de plantas com sementes amarelas e lisas. Por auto fecundação de F1 obteve 4 fenótipos diferentes em F2, na proporção de: 9 amarelas lisas, 3 amarelas rugosa. 3 Verdes lisas e 1 verde rugosa.
reflexão:
Mendel foi um dos pais da genética se não mesmo o pai. Mendel, um monge que morreu sem ver o seu trabalho reconhecido, hoje em dia é considerado como pai da genética, pois chegou a conclusões muito avançadas para a sua altura, dando assim um grande passo, e uma grande ajuda, em relação à hereditariedade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário