domingo, 25 de novembro de 2007

Fecundação In Vitro (FIV)

Em resumo:
Na fecundação in vitro, os oócitos são recolhidos a partir dos ovários, e fecundados em laboratório com espermatozóides escolhidos para esse efeito.
Ou seja a fecundação ocorre fora do organismo da mulher. As expressões “bebe proveta” e “fecundação in vitro” surgem devido ao facto do (s) oócito (s) ser (em) fecundados em laboratório.



O tratamento em si:
A mulher é submetida a tratamentos com medicamentos indutores da ovulação, via injectável, que vão estimular os ovários a produzi mais oocitos que o habitual.
O desenvolvimento dos oocitos e controlada através de uma realização periódica de ecografias e análises ao sangue, (para determinar o nível das hormonas).
Quando é verificado que os folículos estão suficientemente desenvolvidos é administrada uma injecção da hormona hCG (gonadotropina coriónica humana), que visa provocar a libertação dos oocitos a partir dos ovários.
Nesta fase o tempo é muito importante. A punção (opração de recolha dos oocitos dos ovarios) deve ser realizada após 35ª 36 horas da administração da hCG.
É muito importante que os casais respeitem as horas indicadas pelo ginecologista, pois um erro a nível da administração das injecções pode por em risco todo o processo de tratamento.
A punção e feita com controlo ecográfico, esta operação consiste na introdução na vagina de uma agulha muito fina, que ira recolher o oocito do ovário. A punção e realizada sobre o efeito de anestesia e não demora mais do que 15 minutos. No mesmo dia é pedido ao homem uma recolha de esperma. Esse esperma é centrifugado a alta velocidade e sujeito a uma serie de tratamentos de modo a seleccionar os espermatozóides mais fortes e com melhor capacidade de fecundação.
Os oocitos são postos em cultura no laboratório, onde se vai encontrar com os espermatozóides para que ocorra a fecundação.
Uma vez obtidos os embriões, são transferidos para o útero da mulher que já estava a ser preparado para uma gravidez.



O FIV serve nos seguintes casos:
· Infertilidade inexplicada;
· Obstrução ou ausência de trompas.



Taxa de sucesso:
As taxas de sucesso variam com a causa de infertilidade e a idade da mulher.
Mas em geral é uma média de sucesso de 29%.
Não sendo muito diferente da probabilidade de uma mulher engravidar naturalmente que é de 20 a 30%.






Sem comentários: